Vamos lá manter a memória ativa e jovem!

  • Dicas de Saúde
  • Sem comentários
  • Knower™ Care Center

É normal que com o passar de os anos esquecermo-nos pontualmente de algumas coisas, contudo quando a memória é afetada e sente-se uma dificuldade acrescida em realizar tarefas quotidianas, é necessário recorrer aconselhamento médico.

Primeiro que tudo, mas o que é a memória? A memória baseia-se na capacidade de armazenar e de aceder à informação no nosso cérebro.

Pode ser distinguida em dois tipos de armazenamento: memória a curto prazo, sendo referida à informação que armazenamos por apenas uns segundos ou minutos, ou a memória de longo prazo, referindo-se à informação acumulada por maiores períodos de tempo.

O envelhecimento, consumo excessivo de álcool, doenças como distúrbio da tiróide, renais e do fígado, determinados medicamentos, problemas emocionais (como stresse, ansiedade e depressão), falta de descanso, desequilíbrios nutricionais, défice cognitivo ligeiro e a demência, são apontados como os principais fatores que afetam a capacidade da memória.

Vamos dar algumas dicas do que deve comer e fazer para manter um cérebro jovem!

Tal como mencionamos que o desequilíbrio nutricional é uma das causas para o envelhecimento do cérebro, é necessário consumir um determinado tipo de alimentos, – como os frutos secos (elevado teor de ácidos gordos monoinsaturados e polinsaturados que contribuem para a saúde cerebral e para a manutenção da cognição), linhaça (produção natural de acetilcolina que atua na melhoria da memória), peixes gordos (ricos em ómega-3 que preserva a função cognitiva), chá verde (tem um efeito positivo sobre a performance cognitiva) e café (quando tomado em moderação, melhora o estado de alerta e, consequentemente, os índices de memória), – para conseguir manter o cérebro jovem.

Para além disso, deve manter uma restrição moderada do consumo de calorias e de gordura saturada!

Para manter uma memória ativa não basta ter uma dieta saudável e diversificada, também é necessário:

  1. Aprender algo novo com frequência.
  2. Garantir 6 a 8 horas de descanso por noite.
  3. Fazer exercício regular
  4. Ter tempo com amigos e família
  5. Fazer atividades que ajudem a relaxar como a meditação, o tai chi e o yoga.

Fonte: https://www.celeiro.pt/cuide-de-si/temas-de-saude/como-manter-o-cerebro-jovem

Autor: Knower™ Care Center