Desmistificação dos Hidratos de Carbono

  • Dicas de Saúde
  • Sem comentários
  • Knower™ Care Center

Dia 9 de março de 2023 assinala-se o Dia Mundial do Rim. De uma forma muito breve, os rins são dois órgãos localizados em ambos os lados da coluna vertebral, atrás das costelas e medem certa de 12 centímetros.

Os rins, para além de eliminarem as toxinas resultantes do metabolismo corporal, como ureia, creatinina, ácido úrico, entre outros, também tem como função manter um constante equilíbrio hídrico do organismo, eliminando o excesso de água, sais e eletrólitos, com o intuito de evitar o aparecimento de edemas (inchaços) e o aumento da pressão arterial. Adicionalmente, uma outra função passa pela atuação como órgãos produtores de hormônios, tais como, eritropoietina (formação dos glóbulos vermelhos), vitamina D (absorver o cálcio para fortalecer os ossos) e renina (regulação da pressão arterial).

No decorrer da nossa vida, as funções renais vão diminuindo de forma progressiva e expectável. Contudo, existem certas situações que podem influenciar o funcionamento dos rins e a sua deterioração de forma acelerada. Pode-se destacar os diabetes e a hipertensão arterial como as duas doenças mais frequentes.

A deterioração dos rins leva à doença renal que, por vezes, pode ser silenciosa. No entanto é possível verificar a presença desta doença através de alguns sinais e sintomas, tais como, urina no sangue, urina com espuma (presença de proteínas na urina), edemas, eliminação de urina muito clara e anemia (palidez, cansaço, dor no peito e sonolência).

De modo a ter uma noção da doença renal, é apresentado alguns dados estatísticos em Portugal. Neste sentido, estima-se que cerca de 800 mil pessoas sofrem de doença renal crónica e que existem cerca de 16 mil insuficientes renais, incluindo aqueles que já receberam um transplante renal. Adicionalmente, todos os anos surgem mais de dois mil novos casos de doentes em falência renal.

Através de algumas práticas diárias, é possível cuidar bem dos seus rins e diminuir estes números referidos anteriormente:

  1. Reduza o consumo de sal nos alimentos e tenha em atenção que o máximo permitido é de cinco a seis gramas por dia.
  2. Para além de beber bastante água, mantenha uma alimentação saudável e pratique exercício físico com regularidade.
  3. De forma a manter este estilo de vida, não fume e mantenha um peso adequado.
  4. Meça a sua pressão arterial frequentemente e tome medicamentos só com indicação do médico.
Autor: Knower™ Care Center