Tudo o que precisa de saber para uma corrida segura

  • Dicas de Saúde, Uncategorized
  • Sem comentários
  • Knower™ Care Center

Quer iniciar-se na corrida? Fique a conhecer os principais cuidados a ter para correr em segurança e evitar lesões.

Se é novo nesta modalidade, saiba que todo o seu corpo vai beneficiar com a corrida. No entanto é aconselhável a marcação de uma consulta do desporto, para uma correta avaliação da sua condição física e de saúde para evitar lesões indesejadas.

Deixamos-lhe 4 cuidados a ter para começar em grande:

1. Agende uma consulta de Medicina Desportiva

A medicina desportiva é uma especialidade médica responsável por prevenir, diagnosticar, tratar e recuperar patologias relacionada com o desporto e a prática de exercício físico em todos os grupos etários.

Prevenção é a palavra de ordem, por isso, se está a pensar iniciar-se na corrida, agende uma videoconsulta de medicina desportiva e seja avaliado e orientado por médicos especialistas.

Pode parecer-lhe desnecessário, mas fará toda a diferença na prevenção de lesões e outras doenças.

2. O equipamento importa sim

Deve privilegiar equipamento e materiais leves e confortáveis que, absorvam o suor e acelerem a evaporação.

Invista nuns ténis de boa qualidade e confortáveis. Em relação à roupa o algodão é mais adequado do que fibras sintéticas.

Não deve utilizar impermeáveis. Suar é a forma como o organismo regula a temperatura e quando utilizamos materiais que dificultam a respiração, estamos a contrariar os mecanismos naturais de regulação.

3. Acompanhamento técnico

Há uma certa tendência para quem se inicia na corrida, fazê-lo com amigos ou familiares.  Tudo bem se isso o/a motiva! Mas é importante que a sua companhia esteja no mesmo nível de corrida – não é aconselhado acompanhar um ritmo com o qual não se sente confortável.

Ainda assim, em qualquer estágio em que se encontre é sempre benéfico o acompanhamento técnico especializado.

4. Não salte etapas

Se nunca correu ou praticou qualquer outro tipo de atividade física, não espere começar a correr 10km. Deve começar com uma caminhada e ir progredindo gradualmente.

É igualmente importante que antes e após da caminhada e/ou corrida realize exercícios de aquecimento qua aumentam a circulação sanguínea e a frequência cardíaca, ajudando no aumento do desempenho e na redução de lesões.

Autor: Knower™ Care Center