Cuidados de Saúde no Verão

  • Dicas de Saúde, Uncategorized
  • Sem comentários
  • Knower™ Care Center

Conheça os principais cuidados de saúde que deve ter no verão e aproveite as duas férias com saúde

Sol, praia, calor! O verão é a estação do ano mais propicia ao convívio ao ar-livre, na praia ou no campo.

Com o aumento das temperaturas o nosso organismo fica sujeito a algumas ameaças e, como tal, é importante tomarmos alguns cuidados com a nossa saúde e com o nosso corpo para que possamos disfrutar tranquilamente do verão, sem preocupações.

Deixamos-lhe 6 dicas para cuidar da sua saúde no verão:

- Hidratação

Todos os dias perdemos líquidos por meio da transpiração e da urina, sendo que, 3/4 da nossa massa corporal é constituída por água.

A ingestão recomendada de 2lts de água diários é algo que deve ver reforçado nesta estação do ano, para garantir o bom funcionamento dos órgãos.

Assim, para além da ingestão de água, complemente a sua hidratação com frutas e legumes da época, tais como: o melão, a melancia, o chuchu, entre outros.

- Bebidas alcoólicas

Moderação na ingestão de bebidas alcoólicas é sempre recomendado, mas no verão esta recomendação ganha outra importância!

O consumo de álcool estimula a micção e a transpiração, o que provoca um aumento da perda de água e, consequentemente, pode causar desidratação.

- Proteção Solar

A exposição solar é um fator de risco para o melanoma e outros tipos de cancro e esta deve ser uma preocupação de todo o ano, utilizando protetor solar, faça chuva ou faça sol.

No entanto, no verão, ficamos mais vulneráveis pelo aumento dos raios ultravioleta do tipo B e, assim, recomenda-se:

  • usar um filtro solar com FPS 30 ou superior;
  • evitar a exposição solar entre as 10h e as 16h;
  • a proteção solar deve ser passada antes de vestir a roupa do banho e ir reforçando a casa duas horas ou sempre que mergulhar;

- Insolação

A hipertermia, vulgarmente conhecida por insolação, trata-se de uma elevação da temperatura corporal que ultrapassa a os 40 graus celsius.

Essa condição acontece quando os mecanismos de regulação temporal do corpo são sobrecarregados. Alguns dos sintomas são náuseas, dor de cabeça, tonturas, confusão mental e convulsões.

Em caso de insolação procure um local fresco e ventilado, ingira água e procure ajuda médica o mais rápido possível.

- Micoses

O crescimento e reprodução de fungos tem tendência para aumentar durante o verão. A humidade e calor são fatores que estimulam o crescimento e reprodução deste tipo de infeções.

Para prevenir este tipo de situações:

  • Frequentar apenas piscinas cuja qualidade da água pode ser comprovada;
  • Calçar chinelos ao utilizar ambientes coletivos;
  • Tomar um banho completo assim que possível depois de sair da praia ou da piscina;

- Alimentação

Com a chega do calor, temos tendência a preferir alimentos mais leves e ricos em água. Nesta altura do ano, até para ajudar o nosso organismo a processar os alimentos e a não sobrecarregar o sistema digestivo, recomenda-se a ingestão de alimentos leves, como verduras, legumes e frutas, ricos em vitaminas e minerais.

Autor: Knower™ Care Center